Editorial - RPER v4n2
PDF
HTML

Palavras-chave

Enfermagem de Reabilitação

Como Citar

1.
Barbosa Ribeiro MI. Editorial - RPER v4n2. Rev Port Enf Reab [Internet]. 2 de Dezembro de 2021 [citado 28 de Março de 2024];4(2):5. Disponível em: https://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/201

Citações

Dimensions

Resumo

Enfermagem em geral, Enfermagem de Reabilitação em particular e a Sustentabilidade Ambiental

 

Sustentabilidade Ambiental é um tema que nos inquieta todos os dias. Será que efetivamente estamos a ter um comportamento adequado e mesmo nos pequenos gestos esta preocupação está presente?

Temos todos que fazer um grande esforço para mudar hábitos, com foco particular nas profissões da saúde e nas suas “pegadas ambientais”.

Analisando nesta vertente o quotidiano dos enfermeiros em geral, percebemos que há muito espaço de melhoria para evitar desastres ecológicos.

Quantos resíduos fabricamos diariamente? Podemos mudar algumas praticas? Fazemos uma separação correcta de resíduos e procuramos reduzir os seus volumes? Estas são algumas das questões que podem fazer diferença no impacto ambiental.

Os Enfermeiros de Reabilitação pela essência da sua pratica,são profissionais que estão próximos de conceitos como reutilizar, reinventar, restaurar, reparar e sem duvida com recursos naturais pouco poluentes.

Utilizam as mãos e a imaginação. Aproveitam e por vezes inventam instrumentos simples, de baixa pegada ambiental, para devolver a autonomia ao cidadão.

São profissionais que na essência da sua atividade avaliam e planeiam de acordo com o potencial do doente, rentabilizando os recursos com o foco na sua autonomia, apelando a uma vida saudável, com mais qualidade e mais sustentável.

Temos todos metas a cumprir até 2030 para garantir um mundo melhor e garantir um futuro com qualidade para os nossos descendentes. Como profissionais de saúde, temos obrigação de introduzir estes conceitos na nossa dinâmica diária sendo parte da qualidade assistencial. O ensino tem um papel relevante nesta matéria. As questões ecológicas devem fazer parte integrante dos conteúdos programáticos académicos bem como da formação em contexto profissional.

Deixo-vos aqui o desafio para investigarem como melhorar a nossa pratica na vertente ecológica, fazendo melhor com “consumo consciente”.

Não tenho dúvidas que nós, Enfermeiros de Reabilitação temos potencial não só para reabilitar a pessoa mas também o seu ambiente numa missão exemplar para a sociedade em geral.

Fico a aguardar com a melhor expectativa, o vosso contributo sobre o modo como reinventar a prática da Enfermagem na vertente da sustentabilidade ambiental.

 

Festas Felizes e Ecológicas.

 

Abraço,

 

Isabel Ribeiro

Centro Hospitalar Universitário de S. João, EPE, Portugal

https://doi.org/10.33194/rper.2021.201
PDF
HTML

Referências

.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2021 Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Downloads

Não há dados estatísticos.

  Acessos ao Resumo    524
   
  PDF   181
 
  HTML   33