A Reabilitação da Pessoa após COVID-19: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação
PDF

Palavras-chave

COVID-19
Exercício físico
Enfermagem de Reabilitação
Reabilitação

Categorias

Como Citar

1.
SANTOS J, Magalhães J. A Reabilitação da Pessoa após COVID-19: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Rev Port Enf Reab [Internet]. 24 de Novembro de 2023 [citado 28 de Abril de 2024];6(2):e361. Disponível em: http://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/361

Citações

Dimensions

Resumo

Introdução: Tem sido crescente a evidência da reabilitação da pessoa após COVID-19 devido ao seu impacto no desempenho das AVD. A reabilitação destas pessoas centra-se no alívio da sintomatologia, melhoria funcional motora e respiratória e ensino de estratégias de conservação de energia.

Metodologia: Foi feita uma revisão narrativa da literatura através de todas as bases de dados da EBSCOhost Web e de pesquisa livre no GOOGLE SCHOOLAR, com inclusão das monografias de relevo evidenciadas nos artigos consultados.

Resultados e Discussão: O treino de exercício deve contemplar atividades como exercícios respiratórios, treino de AVD, treino de flexibilidade, treino de equilíbrio e/ou a caminhada ligeira. Posteriormente, promove-se a atividade física (AF) de baixa intensidade, progredindo para AF moderada e treino de resistência muscular. Por fim, integra-se o treino funcional e de coordenação.

Conclusão: A gestão da fadiga e da intolerância à atividade podem ser alcançadas através de treino de exercício gradual, estruturado, individualizado e doseado.

https://doi.org/10.33194/rper.2023.361
PDF

Referências

He F, Deng Y, Li W. Coronavirus disease 2019: What we know? J Med Virol. 2020;92(7):719–25.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2023 Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Downloads

Não há dados estatísticos.

  Acessos ao Resumo    127
   
  PDF   95