JOGO PARA O ENSINO DE REABILITAÇÃO NA PESSOA SUBMETIDA A ARTOPLASTIA DA ANCA: ESTUDO DE CASO
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Educação em Saúde
Materiais de Ensino
Artroplastia de Quadril
Enfermagem em Reabilitação

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1.
Fernandes CS, Soares AE, Amaral C, Costa EF, Almeida ISS, Nogueira PMA. JOGO PARA O ENSINO DE REABILITAÇÃO NA PESSOA SUBMETIDA A ARTOPLASTIA DA ANCA: ESTUDO DE CASO . Rev Port Enf Reab [Internet]. 27 de Outubro de 2020 [citado 19 de Setembro de 2021];3(Sup 1):29-35. Disponível em: http://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/93

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Resumo

Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a opinião dos estudantes de especialização em enfermagem de reabilitação em contexto de ensino clínico sobre a utilização de um Jogo para o ensino dos cuidados de reabilitação à pessoa submetida a Artroplastia da Anca.

Métodos: Trata-se de estudo de caso múltiplo, descritivo e exploratório, no qual foi desenvolvido e aplicado o jogo Reabilit´Arte. Os participantes foram selecionados através de uma amostragem em bola de neve. Para a recolha de dados foi realizada uma breve caracterização sociodemográfica, aplicação do Instrumento de Avaliação de Estratégias de Formação (IAEF), e perguntas abertas sobre as vantagens e desvantagens do jogo. Para a análise das perguntas abertas foi utilizado o software Atlas-ti versão 8.0.

Resultados: A amostra foi constituída por 9 estudantes da pós-licenciatura em enfermagem de reabilitação. Sobre a avaliação da utilização do jogo observa-se que em média da aplicação da escala total os valores variaram entre 80 e 100 muito acima do valor médio da escala. Da análise dos dados, emergiram no âmbito das vantagens da aplicação do jogo as subcategorias: reforço do ensino, facilidade da aprendizagem, participação ativa, motivação e memória visual. No âmbito das desvantagens, com menor frequências são apresentadas o fator tempo e as características dos participantes.

Conclusão: O jogo foi avaliado positivamente, revelando que a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação através de um jogo pode ser útil para promover capacidades adaptativas com vista ao autocontrolo e autocuidado nos processos de transição saúde/doença e ou incapacidade.

https://doi.org/10.33194/rper.2020.v3.s1.3.5765
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