Jogo para o ensino de reabilitação na pessoa submetida a artoplastia da anca: Estudo de Caso
PDF

Palavras-chave

Educação em Saúde
Materiais de Ensino
Artroplastia de Quadril
Enfermagem em Reabilitação

Categorias

Como Citar

1.
Fernandes CS, Soares AE, Amaral C, Costa EF, Almeida ISS, Nogueira PMA. Jogo para o ensino de reabilitação na pessoa submetida a artoplastia da anca: Estudo de Caso. Rev Port Enf Reab [Internet]. 27 de Outubro de 2020 [citado 29 de Março de 2024];3(Sup 1):29-35. Disponível em: http://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/93

Citações

Dimensions

Resumo

Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a opinião dos estudantes de especialização em enfermagem de reabilitação em contexto de ensino clínico sobre a utilização de um Jogo para o ensino dos cuidados de reabilitação à pessoa submetida a Artroplastia da Anca.

Métodos: Trata-se de estudo de caso múltiplo, descritivo e exploratório, no qual foi desenvolvido e aplicado o jogo Reabilit´Arte. Os participantes foram selecionados através de uma amostragem em bola de neve. Para a recolha de dados foi realizada uma breve caracterização sociodemográfica, aplicação do Instrumento de Avaliação de Estratégias de Formação (IAEF), e perguntas abertas sobre as vantagens e desvantagens do jogo. Para a análise das perguntas abertas foi utilizado o software Atlas-ti versão 8.0.

Resultados: A amostra foi constituída por 9 estudantes da pós-licenciatura em enfermagem de reabilitação. Sobre a avaliação da utilização do jogo observa-se que em média da aplicação da escala total os valores variaram entre 80 e 100 muito acima do valor médio da escala. Da análise dos dados, emergiram no âmbito das vantagens da aplicação do jogo as subcategorias: reforço do ensino, facilidade da aprendizagem, participação ativa, motivação e memória visual. No âmbito das desvantagens, com menor frequências são apresentadas o fator tempo e as características dos participantes.

Conclusão: O jogo foi avaliado positivamente, revelando que a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação através de um jogo pode ser útil para promover capacidades adaptativas com vista ao autocontrolo e autocuidado nos processos de transição saúde/doença e ou incapacidade.

https://doi.org/10.33194/rper.2020.v3.s1.3.5765
PDF

Referências

Schmid J, Chênes C, Chagué S, Hoffmeyer P, Christofilopoulos P, Bernardoni M, et al. MyHip: supporting planning and surgical guidance for a better total hip arthroplasty?: A pilot study. Int J Comput Assist Radiol Surg. 2015;10(10):1547–56. Doi: 10.1007/s11548-015-1177-2

Kennedy D, Wainwright A, Pereira L, Robarts S, Dickson P, Christian J, et al. A qualitative study of patient education needs for hip and knee replacement. BMC Musculoskelet Disord. 2017;18(1):413. Doi:10.1186/s12891-017-1769-9

Portugal. Ministério da Saúde. Regulamento n.º 392/2019, de 03 de maio de 2019. Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Diário da República. 2019; 2.ª série. p 13565-13568. Disponível em: https://dre.pt/web/guest/pesquisa/- /search/122216893/details/normal?l=1

Wainwright TW, Burgess LC. To what extent do current total hip and knee replacement patient information resources adhere to enhanced recovery after surgery principles? Physiother. 2018 ;104(3):327–37. Doi: 10.1016/j.physio.2018.05.002

Wang X, Hunter DJ, Vesentini G, Pozzobon D, Ferreira ML. Technology-assisted rehabilitation following total knee or hip replacement for people with osteoarthritis: a systematic review and meta-analysis. BMC Musculoskelet Disord. 2019;20(1):506. Doi:10.1186/s12891-019-2900-x

Rosner BI, Gottlieb M, Anderson WN. Effectiveness of an Automated Digital Remote Guidance and Telemonitoring Platform on Costs, Readmissions, and Complications After Hip and Knee Arthroplasties. J Arthroplasty. 2018;33(4):988. Doi: 10.1016/j.arth.2017.11.036

Dayucos A, French LA, Kelemen A, Liang Y, Sik Lanyi C. Creation and Evaluation of a Preoperative Education Website for Hip and Knee Replacement Patients-A Pilot Study. Med. 2019;55(2). Doi: 10.3390/medicina55020032

Ling Y, Ter Meer LP, Yumak Z, Veltkamp RC. Usability Test of Exercise Games Designed for Rehabilitation of Elderly Patients After Hip Replacement Surgery: Pilot Study. JMIR serious games . 2017; 5(4):e19. Doi: 10.2196/games.7969

D’Aprile G, Ligorio MB, Ulloa Severino A. How Serious Games for Health Enhance Empowerment-Related Patient Education: The Impact of Gender. Technology, Knowledge and Learning. 2019;24(3):325–40. Doi:10.1007/s10758-017-9344-x

Sharifzadeh N, Kharrazi H, Nazari E, Tabesh H, Edalati Khodabandeh M, Heidari S, et al. Health Education Serious Games Targeting Health Care Providers, Patients, and Public Health Users: Scoping Review. JMIR serious games. 2020;8(1):e13459. Doi: 10.2196/13459

Jansson M, Koivisto J, Pikkarainen M. Identified opportunities for gamification in the elective primary fast-track total hip and knee arthroplasty journey: Secondary analysis of healthcare professionals’ interviews. J Clin Nurs. 2020;29(13–14):2338–51. Doi:10.1111/jocn.15246

Byra J, Czernicki K. The Effectiveness of Virtual Reality Rehabilitation in Patients with Knee and Hip Osteoarthritis. J Clin Med. 2020;9(8). Doi:10.3390/jcm9082639

Fernandes Carla Sílvia, Ângelo Margareth. Estratégias lúdicas utilizadas em enfermagem - Uma revisão integrativa. av.enferm. 2018 Abr; 36( 1 ): 88-98. Doi: 10.15446/av.enferm.v36n1.63553

Cruz JG. Vivendo o jogo ou jogando a vida? Notas sobre jogos (digitais) e educação em meio à cultura ludificada. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. 2017; 39( 3 ): 226-232. Doi: 10.1016/j.rbce.2017.02.012

Fernandes CS, Magalhaes B, Santos C, Martines-Galiano J. The Use of Games in the Self-Management of Oncological Disease: An Integrative Literature Review. Online J Nurs Inform. 2019. 23(3):7–1.

Naderifar, Mahin & Goli, Hamideh & Ghaljaei, Fereshteh. Snowball Sampling: A Purposeful Method of Sampling in Qualitative Research. Strides in Development of Medical Education. 2017. Doi:10.5812/sdme.67670

Fernandes, C S; Martins, M; Gomes, B. Construir um instrumento de avaliação de estratégia de formação (IAEF). Boletim Cientifico da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, 2014. 6:p. 11 – 13

Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições; 2009.

Boctor L. Active-learning strategies: the use of a game to reinforce learning in nursing education: a case study. Nurse Educ Pract 2013 Mar.; 13(2): 96-100. Doi: 10.1016/j.nepr.2012.07.010

Graafland M, Dankbaar M, Mert A, Lagro J, De Wit-Zuurendonk L, Schuit S, Schaafstal A, Schijven M. How to Systematically Assess Serious Games Applied to Health Care JMIR Serious Games 2014;2(2):e11. Doi: 10.2196/games.3825

Boyle EA, Hainey T, Connolly TM, Gray G, Earp J, Ott M, et al. An update to the systematic literature review of empirical evidence of the impacts and outcomes of computer games and serious games. Comput Educ [Internet]. 2016 Mar [cited 2020 Mar 28];94:178–92. Doi: 10.1016/j.compedu.2015.11.003

Wang X, Hunter DJ, Vesentini G, Pozzobon D, Ferreira ML. Technology-assisted rehabilitation following total knee or hip replacement for people with osteoarthritis: a systematic review and meta-analysis. BMC Musculoskelet Disord.. 2019;20(1):506. Doi:10.1186/s12891-019-2900-x

Zavala J, Fitace F, León M, Ponce F, Gutiérrez H. Resultados funcionales tras entrenamiento fisioterapéutico que incluye la realidad virtual en mayores de 60 años con artroplastia total de cadera: estudio descriptivo. Fisioter. 2017;39(6):236–41.

Abujaber S, Gillispie G, Marmon A, Zeni J Jr. Validity of the Nintendo Wii Balance Board to assess weight bearing asymmetry during sit-to-stand and return-to-sit task. Gait Posture. 2015;41(2):676–82. Doi:10.1016/j.gaitpost.2015.01.023

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2020 Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Downloads

Não há dados estatísticos.

  Acessos ao Resumo    499
   
  PDF   306