Educação postural em crianças em idade escolar: Revisão Integrativa da Literatura
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Palavras-chave

postura
serviços de saúde escolar
criança
enfermagem de reabilitação

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1.
Carvalho AMDS, Pereira CSC, Ribeiro C, Marques G. Educação postural em crianças em idade escolar: Revisão Integrativa da Literatura. Rev Port Enf Reab [Internet]. 15 de Dezembro de 2020 [citado 28 de Março de 2024];3(2):61-7. Disponível em: https://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/64

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Resumo

Enquadramento: A educação postural é essencial para promover uma postura corporal adequada e prevenir a adoção de posturas incorretas, das quais podem resultar dor e lesões musculosqueléticas (1,2,3,4,5). A implementação de programas a nível escolar tem uma forte influência na saúde e na qualidade de vida das crianças(6,7).

Objetivo: Analisar a evidência existente relativa aos programas de educação postural implementados a nível escolar.

Metodologia: Através da realização de uma revisão integrativa da literatura, utilizou-se a metodologia PEO (participantes, exposição e resultados). A colheita de dados foi realizada em abril de 2020, nas bases de dados CINAHL e PubMed.

Resultados: A análise dos artigos incluídos permitiu identificar que os programas de educação postural apresentam benefícios ao nível do conhecimento, dos parâmetros posturais estáticos e dinâmicos, da redução do peso das mochilas, do nível de dor musculosquelética e do desalinhamento do ombro.

Conclusão: A evidência demonstra que a implementação de programas de educação postural, a nível escolar, tem resultados positivos na promoção da saúde das crianças.

https://doi.org/10.33194/rper.2020.v3.n2.9.5812
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