Reabilitar quem cuida
PDF
HTML

Palavras-chave

lesões musculosqueléticas
profissionais da saúde
ginástica laboral
enfermagem de reabilitação

Categorias

Como Citar

1.
Magalhães A, Chamusca D, Leitão I, Capelo J, Silva M, Pereira V. Reabilitar quem cuida: Um projeto de ginástica laboral para profissionais de saúde. Rev Port Enf Reab [Internet]. 30 de Junho de 2021 [citado 19 de Abril de 2024];4(1):73-82. Disponível em: https://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/173

Citações

Dimensions

Resumo

Introdução: As Lesões Musculosqueléticas estão frequentemente relacionadas com o exercício da profissão na área da saúde. A Ginástica Laboral é considerada como um método capaz de prevenir estas lesões e promover o bem-estar geral dos trabalhadores.

Objetivo: Analisar os resultados da Ginástica Laboral nos profissionais da área da saúde de um serviço de um centro hospitalar do norte de Portugal na prevenção lesões musculosqueléticas relacionadas com o trabalho.

Metodologia: Estudo observacional de coorte, com a utilização de questionários de auto-preenchimento, com posterior análise e verificação de frequências e cálculo de medidas de tendência central e de medidas de dispersão.

Resultados: O aumento da disposição e motivação para o trabalho, promoção de bem-estar no trabalho, fomentação do espirito de equipa e preocupação com adoção de posturas corretas são os benefícios mais referidos pelos profissionais. A maioria dos trabalhadores considera que a Ginástica Laboral teve um papel importante no alívio da dor.

Conclusão: A implementação da prática regular de Ginástica Laboral nos serviços hospitalares traduz ganhos em saúde para os trabalhadores em inúmeras vertentes.

https://doi.org/10.33194/rper.2021.v4.n1.173
PDF
HTML

Referências

1. Serranheira F, Cotrim T, Rodrigues V, Nunes C, Sousa-Uva A. Lesões musculoesqueléticas ligadas ao trabalho em enfermeiros portugueses: «ossos do ofício» ou doenças relacionadas com o trabalho? Rev Port Saúde Pública. 2012 Jul;30(2).

2. Europeia A. O que são as LMERT?? A campanha Quem pode participar?? Informações e recursos adicionais Como pode participar?? Datas mais importantes. 2020;2020–1.

3. Moura M, Martins M, Ribeiro O. Sintomatologia musculoesquelética dos enfermeiros no contexto hospitalar: contributo do enfermeiro de reabilitação. Rev Enferm Ref. 2019 Dec 23;IV Série(23).

4. Mota A, Silva A, Vieira M, Araújo C. BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL EM AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Recien. 2020;3–12.

5. Gunther G, Oliveira E, Silva M, Moreira A, Ferreira F. COMPOSIÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL E ERGONOMIA: UMA COMBINAÇÃO SAUDÁVEL PARA AS EMPRESAS. Int J Heal Manag Rev. 2020;6:1–7.

6. Cardoso LL. LESÕES MUSCULO-ESQUELÉTICAS RELACIONADAS COM O TRABALHO EM CUIDADOS DOMICILIÁRIOS. REABILITAR PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. Escola Superior de Saúde OUTUBRO 2019.

7. Serranheira F, Uva AS, Leite E. Capacitar os trabalhadores para a prevenção das LMELT: Contributos da abordagem participativa da Ergonomia. Rev Saúde e Trab. 2012;08(c):23–46.

8. Duarte TV, Lima MF. APLICAÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE LER/DORT NO SETOR ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACATU-MG APPLICATION OF LABOR GYMNASTICS IN THE PREVENTION OF READING / DORT IN THE ADMINISTRATIVE SECTOR OF THE MUNICIPAL PREFECTURE OF PARACATU-MG. Vol. 23, Ano XIV.

9. Ordem dos Enfermeiros. Regulamento n.o 392/2019 - Regulamento das Competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação. Diário da Républica, 2a série - no 85 - 3 maio 2019. 2019;13565–8.

10. Fonseca, Rosário; Serranheira F. Sintomatologia musculoesquelética auto-referida por enfermeiros em meio hospitalar. Rev Port Saude Publica. 2006;6:37–44.

11. Gurgueira GP, Alexandre NMC, Corrêa Filho HR. Prevalência de sintomas músculo-esqueléticos em trabalhadoras de enfermagem. Rev Lat Am Enfermagem. 2003;11(5):608–13.

12. Farias AAR, Cardoso LS, Silva JJS da, Sant’Anna CF, Lima JM, Cezar-Vaz MR. The Health of Nursing Professionals: Reviewing Health Promotion Strategies / Saúde dos Trabalhadores de Enfermagem: Revisando as Estratégias de Promoção à Saúde. Rev Pesqui Cuid é Fundam Online. 2019;11(3):828.

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2021 Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Downloads

Não há dados estatísticos.

  Acessos ao Resumo    1527
   
  PDF   1491
 
  HTML   457