Sobre a Revista

A Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação é propriedade da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER). O seu conteúdo inscreve-se no domínio das Ciências da Saúde, mais especificamente na área da Enfermagem de Reabilitação.

A sua missão principal é promover o conhecimento científico em enfermagem de reabilitação através da divulgação de artigos originais de investigação, de opinião ou de reflexão sobre as boas práticas, em que pelo menos um dos autores seja Enfermeiro de Reabilitação.

A sua população alvo são os profissionais de saúde, e em particular os Enfermeiros e Enfermeiros de Reabilitação.

Assim os seus principais objetivos são:

  1. Produção de conhecimento científico no contexto específico da enfermagem de reabilitação, revisto por peritos, com relevância para a prática clínica, gestão, ensino e investigação;
  2. Contribuir para a fundamentação científica dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem de reabilitação;
  3. Promover o desenvolvimento da investigação e do ensino na área da enfermagem de reabilitação;
  4. Fomentar a disseminação do conhecimento nas áreas específicas da enfermagem de reabilitação;
  5. Contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados às pessoas com necessidades atendíveis por cuidados de enfermagem de reabilitação;
  6. Disseminar a evidência científica sobre promoção da saúde, prevenção da doença, tratamento, reabilitação de pessoas com deficiência, limitação da atividade e restrição da participação ao longo do ciclo vital.

 

Áreas de interesse da revista:

  • Promoção da saúde, prevenção da doença, tratamento, reabilitação e reintegração de pessoas com deficiência, limitação da atividade e restrição da participação ao longo do ciclo vital;
  • Avaliação, diagnóstico, intervenções e resultados de enfermagem de reabilitação;
  • Sistemas de informação e indicadores de qualidade sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação;
  • Legislação aplicada ao contexto da pessoa com deficiência, limitação da atividade e restrição da participação;
  • Prática clínica e investigação em enfermagem de reabilitação;
  • Ética e desenvolvimento de boas práticas em enfermagem de reabilitação;
  • Políticas e organização dos cuidados de reabilitação.

As nossas políticas editoriais foram baseadas nos Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Académicas da COPE: Committee on Publication Ethics.

 

Editor

A Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação é uma associação sem fins lucrativos que pretende apoiar, incentivar e desenvolver os cuidados diferenciados prestados pelos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação. Os seus Estatutos foram publicados no Diário da República, a 20 de dezembro de 1978, e desde a sua génese, visou a promoção e desenvolvimento da especialidade de Enfermagem de Reabilitação; hoje, tal como no início, este objetivo mantém-se atual e será um compromisso. 

 

Periodicidade: A RPER é publicada semestralmente sendo que, poderão ser publicados números especiais dedicados a eventos ou áreas temáticas.

Propriedade intelectual: Todo o conteúdo da revista é propriedade da APER, ficando os direitos autorais reservados à mesma. Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons. A revista utiliza o licenciamento Creative Commons "CC BY-NC-ND 4.0" - https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt .

Acesso aberto: Trata-se de uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível de forma imediata e gratuita, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI (https://www.budapestopenaccessinitiative.org/boai-10-translations/portuguese).

eISSN: 2184-3023 | pISSN: 2184-965X         Identificadores:   Crossref logo   Crossref logo      Revisores:    

Indexado em: