Submissões
Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As novas submissões de artigos devem ser realizadas na nova plataforma. LINK - NOVAS SUBMISSÕES
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas instruções para o autores.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word.
  • Foi verificada a necessidade de envio de Parecer de Comissão de Ética.
  • Foi preenchido o Formulário de declaração de direitos de autor.
  • Foi preenchido o Formulário dos dados da publicação.
  • Os autores deverão estar todos identificados com ORCID e afiliação (ROR caso se aplique).
  • Todos os metadados (título, resumo, descritores, áreas de conhecimento) devem estar em Português, Inglês e Espanhol.

Instruções para Autores

As novas submissões de artigos devem ser realizadas na nova plataforma.

LINK PARA NOVAS SUBMISSÕES (SITE NOVO)

 

Versão em pdf  |  Vídeo: Submissão de artigo  |  Template de artigo  | Dados de Publicação | Declaração de direitos de autor | Template - Instruções de Preenchimento

1 – Considerações Editoriais

1.1 - Descrição de Procedimentos

1.2 - Direitos de Autor e Licenciamento

1.3 – Taxas associadas

1.4 – Políticas Editoriais

2 – Instruções para Submissão de Artigos

2.1 - Tipologia dos Artigos

2.2 – Preparação do Artigo

2.2.1 - Estrutura e Formatação dos Metadados

2.2.2 - Estrutura e Formatação do Corpo do Texto

2.3 – Procedimentos de submissão

 

A escolha da Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação (RPER) garante-lhe sucesso na divulgação nacional e internacional da sua pesquisa, uma vez que se encontra indexada em várias bases científicas.  Por isso, propomos que siga as instruções cuidadosamente para facilitar o processo de análise e assim cumprir os prazos estabelecidos.

As instruções para os autores encontram-se estruturadas em duas partes: considerações editoriais e instruções para a submissão de artigos.

Qualquer situação não prevista ou contemplada neste regulamento deve ser exposta à Editora-Chefe durante o processo de submissão através do preenchimento do campo “Comentários ao Editor”.

 

1 – Considerações Editoriais

1.1 - Descrição de Procedimentos

Os procedimentos de submissão, revisão e publicação são integralmente geridos na plataforma on-line da revista.  Os autores podem acompanhar as fases de avaliação do artigo na plataforma online.

As fases do processo são:

- Submissão / Pré-análise

Cada artigo submetido à Revista é inicialmente analisado por um membro da Comissão editorial quanto ao cumprimento das normas estabelecidas nas Instruções aos Autores, sendo devolvido para adequação, em caso de não atendimento às normas.

Se aprovado nessa fase, o artigo é encaminhado para a Editor Chefe que designa o editor associado. Este dará início à avaliação do conteúdo do ponto de vista científico e da contribuição para o desenvolvimento da ciência de Enfermagem, através da nomeação de dois revisores para o artigo do corpo de revisores externos nacionais e internacionais.

- Revisão por pares

O artigo é então encaminhado para dois revisores externos, que o avaliam com base no instrumento de análise e parecer da RPER. Havendo discordância nos pareceres, o artigo é encaminhado para o Editor. Os pareceres dos revisores são analisados pelo Editor que, se necessário, indica as alterações a serem efetuadas e que deverão ser re-submetidas para avaliação. O processo de revisão é duplamente cego e é garantido o anonimato durante todo o processo de julgamento.

- Publicação

Os trabalhos seguem para publicação somente após a aprovação final do Editor Chefe. Nesta fase será realizado uma avaliação final relativa ao texto, layout e formatação.  Agendamento e preparação do artigo para publicação e atribuição de DOI.

1.2 - Direitos de Autor e Licenciamento

Todo o conteúdo da revista é propriedade da APER, ficando os direitos autorais reservados à mesma.

Relativamente à utilização por terceiros a RPER rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – Uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras Derivadas (cc-by-nc-nd)”. https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt 

É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir conteúdos de outras publicações.

Todo o material que foi previamente publicado e protegido por direitos autorais, nomeadamente ilustrações, figuras e tabelas, deve ser acompanhado de permissão escrita para reprodução dos detentores dos direitos autorais. Eventuais conflitos relacionados com direitos autorais são da exclusiva responsabilidade dos autores, não sendo nunca a RPER responsável por processos indemnizatórios judiciais ou extrajudiciais decorrentes da não verificação dos autores do quadro legal em vigor.

Os autores devem garantir que o trabalho é inédito e está a ser enviado com exclusividade para a Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação. Os autores concordam que, em caso de aceitação do artigo, os direitos autorais a ele referentes passarão a ser propriedade exclusiva da Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação. Esta aceitação deve ser realizada no ato de submissão do artigo.

Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.

Ao submeterem o artigo os autores devem enviar como anexo o formulário dos Direitos de Autor devidamente preenchido.

1.3 – Taxas associadas

As taxas de submissão e publicação variam de acordo com o facto de um dos autores ser sócio da APER:

- Sócio da APER (quotas atualizadas): Submissão de artigo: 50€; Publicação de artigo, após aprovação: 100€;

- Não sócio da APER: Submissão de artigo: 50€; Publicação de artigo, após aprovação: 150€.

A taxa de submissão apenas será emitida após a validação da submissão e posterior envio para revisão.

A tomada de decisão sobre os artigos não é influenciada pelo facto dos autores serem, ou não, sócios da APER.

1.4 – Políticas Editoriais

A RPER aconselha a leitura das Políticas Editoriais que se encontram publicadas em https://rper.aper.pt/index.php/rper/politicaseditoriais

 

2 – Instruções para Submissão de Artigos

A submissão de um artigo inclui a garantia que o trabalho descrito não tenha sido publicado previamente (exceto na forma de um resumo ou como parte de uma palestra publicada ou de uma tese académica), que não está a ser considerado para publicação noutra revista, que o manuscrito foi aprovado por todos os autores e, tácita ou explicitamente, pelas autoridades competentes onde o trabalho foi realizado e que, se for aceite para publicação, não será publicada em outro lugar na mesma forma, em inglês ou em qualquer outra língua, incluindo eletronicamente.

A RPER utiliza o Crossref Similarity Check da Ithenticate para verificar a originalidade dos artigos submetidos. Esta verificação baseia-se na comparação do texto do artigo com os documentos existentes nas bases de dados da Crossref e da Ithenticate.

As submissões que não estejam em conformidade com estas instruções podem ser devolvidas para reformulação e reenvio.

Pelo menos um dos autores tem de ser Enfermeiro Especialista em Reabilitação ou exercer atividade na área da Reabilitação. Máximo de 6 autores. 

Qualquer situação não prevista ou contemplada (por exemplo número máximo de autores) neste regulamento deve ser exposta à Editora-Chefe durante o processo de submissão através do preenchimento do campo “Comentários ao Editor”.

2.1 - Tipologia dos Artigos

A RPER aceita artigos das seguintes tipologias, sendo necessário indicar qual a tipologia do artigo que se encontra a ser submetido:

1. Artigo original reportando investigação clínica ou básica - Qualquer estudo de investigação em contexto clínico, incluindo ensaios clínicos, estudos de coorte, estudos de caso, estudos multicasos ou estudos de caso-controlo. Tratando-se de relato de ensaio clínico, é obrigatório enviar o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos como documento suplementar. Tamanho máximo recomendado de 5000 palavras, excluindo referências bibliográficas (máximo de 25 referências);

Registo de Ensaios Clínicos

O registo numa base de dados pública de ensaios clínicos é condição necessária para a publicação de dados de ensaios clínicos na RPER, em concordância com as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE, http://www.icmje.org). Os ensaios devem ser registados anteriormente ou no início do período de recrutamento de doentes. Os estudos puramente observacionais (aqueles em que a atribuição de uma intervenção de saúde não é do critério do investigador) não exigem registo. O número de registo do ensaio clínico (TRN) assim como a data desse registo devem ser referenciados no final do resumo do artigo.

Serão privilegiados os artigos com registo efetuado com os respetivos endereços.

 

2. Revisão de literatura - Sistemáticas com ou sem Meta-Análise, Integrativas, Narrativas, Revisões Históricas, Scoping e outras tipologias. Tamanho máximo recomendado de 6000 palavras, excluindo referências bibliográficas (máximo de 80 referências);

Registo das revisões Sistemáticas

Revisões sistemáticas devem seguir o protocolo PRISMA (http://www.prisma-statement.org/Protocols/) e devem fornecer o número de registo de protocolo na base de dados PROSPERO (https://www.crd.york.ac.uk/prospero/), OSF (https://osf.io/) ou similar. O número de registo assim como a data desse registo devem ser referenciados no final do resumo do artigo.

Serão privilegiados os artigos com registo efetuado com os respetivos endereços.

 

3. Relato de experiência, atualização e/ou de Inovação tecnológica - Descrição de experiências de práticas de ensino, extensão ou prestação de cuidados, ou descrição de produtos de inovação tecnológica (ensino, prestação, investigação ou gestão no âmbito de enfermagem de reabilitação). O conteúdo deve apresentar introdução, método, resultados da experiência ou inovação e conclusão. Tamanho máximo recomendado de 3000 palavras, excluindo referências bibliográficas (máximo de 15 referências);

4. Perspetiva/reflexão - Enunciação discursiva aprofundada, com enfoque num conceito ou constructo teórico da Enfermagem ou de área afim; ou discussão sobre um tema específico matéria de caráter opinativo ou análise de questões que possam contribuir para o aprofundamento de temas relacionados à área de saúde e de enfermagem de reabilitação. O conteúdo deve ser apresentado de forma a contemplar a introdução, desenvolvimento da reflexão e conclusão. Tamanho máximo recomendado de 3000 palavras, excluindo referências bibliográficas (máximo de 15 referências).

5. Recomendações para a prática clínica (guidelines) - Descrição de diretrizes clínicas emergentes grupos de trabalho organizados no âmbito de encontros ou associações científicas, ou grupos de autores com trabalho especializado realizado no tópico em causa. O conteúdo deve apresentar introdução, método, resultados, discussão e conclusão. Tamanho máximo recomendado de 6000 palavras, excluindo referências bibliográficas (máximo de 80 referências).

 

Tipo de artigo

Número máximo

de palavras

Número máximo

de referências

Artigo original reportando investigação clínica ou básica

5000

25

Revisão de literatura

6000

80

Relato de experiência, atualização e/ou de Inovação tecnológica

3000

15

Perspetiva/reflexão

3000 15
Recomendações para a prática clínica (guidelines) 6000 80
 

 

 

     

 

2.2 – Preparação do Artigo

O artigo deve ser construído em formato Microsoft® Word® a partir do template disponibilizado. É importante que o arquivo seja guardado no formato original do template (.docx).

O título, resumo e palavras-chave, devem ser apresentados em português, inglês e espanhol. O corpo do artigo pode ser apresentado em português e inglês.  Devem ser escritos em estilo claro, conciso, direto, de modo que sejam inteligíveis para o leitor.

2.2.1 - Estrutura e Formatação dos Metadados

O preenchimento do template deve respeitar a seguinte formatação:

- Fonte utilizada: Calibri;

- O título no idioma original do artigo deve ser negrito, tamanho 14, centrado; pode ser complementado com um subtítulo que identifique o tipo de estudo ou artigo, o qual não é contabilizado para o limite das 16 palavras;

- A tradução do título deve vir na próxima linha, em negrito e centrado. Se houver mais traduções, escreva cada uma numa linha diferente;

- Saltar 1 linha para separar título do resumo;

- O resumo deve vir depois do título, alinhado à esquerda, tamanho 12. A palavra “Resumo:” deve vir em negrito, com ou sem os dois pontos (:). O texto deve começar no parágrafo seguinte, tamanho 12. Para resumos estruturados (contém secções como Introdução, Método, Conclusões), cada título de secção deve estar em negrito, com ou sem dois pontos (:). O texto de cada secção do resumo deve ser indicado em parágrafos diferentes. Deve ser apresentado em português (resumo), inglês (abstract) e espanhol (resumen), até 250 palavras em cada língua.

- Os descritores devem ser após o resumo, tamanho 12. O texto “Descritores:” deve ser em negrito seguido de dois pontos (:). Cada uma das palavras-chave deve ser separada por vírgula ou ponto e vírgula. Os descritores do artigo, entre três a seis, que permitam identificar o assunto do trabalho, acompanhando o idioma dos resumos: português (descritores), inglês (descriptors) e espanhol (descriptores), extraídos do vocabulário DeCS (Descritores em Ciências da Saúde), elaborado pela BIREME, ou MeSH (Medical Subject Headings), elaborado pela NLM (National Library of Medicine).

Pesquisar em:

- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/

- https://decs.bvsalud.org/

 

- Entre cada resumo e palavras-chave dos diferentes idiomas deve saltar uma linha.

 

Elemento

Tamanho da Fonte

Alinhamento

Estilo

Título no Idioma Original (máximo 16 palavras)

14

centrado

negrito

Títulos Traduzidos (máximo 16 palavras)

14

centrado

negrito

Resumo:

12

à esquerda

negrito

Texto do Resumo (máximo 250 palavras)

12

justificado

normal

Descritores:

12

à esquerda

negrito

Texto dos Descritores (3 a 6 descritores)

12

justificado

normal

 

2.2.2 - Estrutura e Formatação do Corpo do Texto

O preenchimento do template deve respeitar a seguinte formatação:

- Secções: Tamanho da fonte 16, centrado, negrito, com a primeira letra maiúscula;

- Subsecções: Tamanho da fonte 14, centrado, negrito, com a primeira letra maiúscula;

- Corpo de texto: Tamanho da fonte 12. Não deve haver quebras de linha entre parágrafos;

- Título de imagem: Tamanho da fonte 12, centrado e negrito. Descrição das imagens: Tamanho 12;

- Imagens: Devem estar no corpo do texto, inserido em formato png ou jpg e centrado. As imagens devem estar em consonância com o texto. Os formatos recomendados são .png e .jpg com uma resolução de 300dpi;

- Tabelas de texto: O título das colunas nas tabelas deve ser negrito e os dados do conteúdo da tabela com fonte normal. Os nomes científicos devem ser itálicos;

- Equações podem estar em imagem;

- As citações devem estar numeradas de acordo com a ordem de aparecimento no corpo do texto. A numeração deve estar entre parenteses e em formato superior à linha.

 

Elemento

Tamanho da Fonte

Alinhamento

Estilo

Títulos de Secção

16

centrado

negrito

Subtítulos de Secção

14

centrado

negrito

Parágrafos

12

justificado

normal

Citações

12

justificado

 

Menção de imagens em texto

12

centrado

 

Imagens

12

centrado

 

Títulos das Imagens

12

centrado

negrito

Descrição da Imagem

12

centrado

normal

 

- Introdução: deve ser breve, deve contextualizar o tema e, caso se aplique, definir o problema estudado, destacando a sua importância e as lacunas do conhecimento, seguindo-se o(s) objetivo(s) do artigo;

- Métodos: quando se aplica, incluem as estratégias metodológicas utilizadas, a população estudada, a fonte de dados e os critérios de seleção devem ser descritos de forma objetiva e completa. É necessário especificar que o estudo foi conduzido de acordo com os padrões éticos e legais exigidos;

Os autores devem seguir as recomendações disponíveis em https://www.equator-network.org/ tendo em consideração a tipologia do artigo.

Nos estudos com secção Métodos, o ponto “desenho do estudo” deve ser indicado o instrumento do Equator utilizado para conduzir a metodologia. No caso de não haver cumprimento dessa norma o manuscrito será rejeitado.
1. Ensaios Randozimados - Randomised trials (CONSORT, http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/consort/)
2. Estudos Observacionais - Observational studies (STROBE, http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/strobe/)
3. Validação de instrumentos - Diagnostic/prognostic studies (STARD/TRIPOD, http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/stard/)
4. Estudos de caso - Case reports (CARE, http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/care/)
5. Estudos qualitativos - Qualitative research (SRQR/COREQ, http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/)
6. Melhoria da qualidade - Quality improvement studies (SQUIRE, http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/squire/)
7. Avaliações económicas - Economic evaluations (CHEERS, http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/cheers/)

 

- Resultados: quando se aplica, devem ser apresentados de forma clara e objetiva, descrevendo somente os dados encontrados, sem interpretações ou comentários. Podem ser acompanhados por tabelas (para dados diretos; exemplo: descrição da amostra, critérios de inclusão ou exclusão), quadros (para dados trabalhados; exemplo: resultados estatísticos, comparação com outros autores) e figuras (do próprio, adaptadas e/ou referenciadas). O texto deve complementar e não repetir o que está descrito nas figuras;

- Discussão: quando se aplica, deve restringir-se aos dados obtidos e aos resultados alcançados, enfatizando aspetos novos e relevantes observados no estudo e discutindo as concordâncias e as divergências com outras pesquisas já publicadas. Na discussão deve ser clara a comparação entre os resultados do autor e outros estudos;

- Conclusão: deve responder aos objetivos ou às hipóteses do estudo, fundamentada nos resultados e na discussão, coerente com o título, a proposição e o método adotados. As limitações do estudo também devem ser destacadas.

-Referências: de acordo com a norma de Vancouver (consultar norma aqui); sempre que o tema já tenha sido tratado na RPER, sugere-se que os autores referenciem esses mesmos artigos. O número máximo de referências depende do tipo de artigo em causa e encontra-se especificado em “Tipologia dos Artigos”.  Sugere-se a utilização de referenciadores automáticos de bibliografia como Mendeley ou o Endnote. No Mendeley pode ser procurado e instalado o estilo “Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação”. As referências bibliográficas devem estar em ordem crescente, alinhadas à esquerda, em tamanho 12.

 

Tabelas e Figuras

O artigo pode ter incluído Tabelas e/ou Figuras e devem ser numerados (numeração árabe) na ordem por que são citados no texto (Exemplo: Tabela 1, Quadro 1, Figura 1).

As Tabelas, Quadros e/ou Figuras devem ser acompanhados da respetiva legenda, sucinta e clara. As legendas devem ser autoexplicativas (sem necessidade de recorrer ao texto).

A legenda dos Quadros e Tabelas deve ser colocada na parte superior. A legenda das Figuras deve ser colocada na parte inferior.

Para as notas explicativas nas Tabelas devem ser utilizados os seguintes símbolos e sequência: *, †, ‡, §, ||, ¶, **, ††, ‡‡

As tabelas deverão respeitar as seguintes indicações:

- Se as tabelas forem complexas podem ser apresentadas como imagem;

- A legenda e/ou fonte da tabela é codificada em XML, por isso não deve incluir-se na imagem;

- Todos os textos e símbolos que aparecem na imagem original devem visualizar-se;

- O título da coluna das tabelas devem estar a negrito;

- Os dados do corpo da tabela devem estar em fonte normal;

- Os nomes científicos da tabela devem estar em itálico.

Em complemento ao texto completo do artigo, deve ser efetuada uma submissão isolada das Tabelas, e/ou Figuras para permitir acesso a versões de maior tamanho/qualidade das mesmas (sugere-se 800 dpi mínimo para gráficos e 300 dpi mínimo para fotografias). Os formatos possíveis para a submissão isolada são: jpg, png, tif, docs, xlsx, pptx e pdf.

 

2.3 – Procedimentos de submissão

Os artigos devem ser submetidos através do site da RPER em:

https://rper.aper.pt/index.php/rper/about/submissions 

 

Passos a seguir:

1º Selecionar Língua;

2º Selecionar secção (tipologia de artigo);

3º Validar requisitos de submissão;

4º Comentários ao Editor: deve ser dada garantia de que o manuscrito não está sob consideração simultânea por qualquer outra revista. Os autores devem declarar seus potenciais conflitos de interesse;

5º Envio de documentos:

- Texto do Artigo, tabelas e figuras (template);

- Parecer da Comissão de Ética (se aplicável);

- Declaração de Direitos de Autor;

- Dados de Publicação (Divulgações Éticas e Contribuição dos Autores – CrediT)

6º - Introdução de Metadados: Títulos, Descritores, Resumo, Área do Conhecimento e Referências;

7º - Identificação de contribuidores (indicar ORCID (obrigatório para todos os autores) e afiliação com identificação de Instituição (ROR), cidade e país. Pelo menos um dos autores tem de ser Enfermeiro Especialista em Reabilitação ou exercer atividade na área da Reabilitação. Máximo de 6 autores.

Qualquer situação não prevista ou contemplada neste regulamento (por exemplo número de autores) deve ser exposta à Editora-Chefe durante o processo de submissão através do preenchimento do campo “Comentários ao Editor”.

 

Ficheiros para download:

Versão em pdf  |  Template de artigo  | Dados de Publicação | Declaração de direitos de autor | Template - Instruções de Preenchimento

Última revisão: 30 de abril de 2023

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Artigo original reportando investigação clínica ou básica

Qualquer estudo de investigação em contexto clínico, incluindo ensaios clínicos, estudos de coorte, estudos de caso, estudos multicasos ou estudos de caso-controlo. os estudos de caso consistem em contribuições descritivas e contextualizadas a partir de um caso, podendo ser na área do cuidado, do ensino ou investigação em enfermagem de reabilitação.

Revisão de literatura

Revisões Sistemáticas com ou sem Meta-Análise, Revisões Integrativas, Revisões Narrativas, Revisões Históricas, Revisões Scoping e outras tipologias.

Relato de experiência, atualização e/ou de Inovação tecnológica

Descrição de experiências de práticas de ensino, extensão ou prestação de cuidados, ou descrição de produtos de inovação tecnológica (ensino, prestação, investigação ou gestão no âmbito de enfermagem de reabilitação).

Perspetiva/reflexão

Enunciação discursiva aprofundada, com enfoque num conceito ou constructo teórico da Enfermagem ou de área afim; ou discussão sobre um tema específico matéria de caráter opinativo ou análise de questões que possam contribuir para o aprofundamento de temas relacionados à área de saúde e de enfermagem de reabilitação. 

Recomendações para a prática clínica (guidelines)

Descrição de diretrizes clínicas emergentes grupos de trabalho organizados no âmbito de encontros ou associações científicas, ou grupos de autores com trabalho especializado realizado no tópico em causa.

Pré-publicação

Versão de um artigo científico que precede a revisão formal por pares. A pré-publicação fica disponível online imediatamente após aceitação da submissão pelo Editor-chefe da RPER, mas apenas será publicada num dos números da RPER se for sujeita ao processo de revisão por pares.

Nota prévia e protocolo

Representa uma proposta de estudo ou o protocolo teórico de uma revisão ou de uma investigação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

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