Aceitação pelos Enfermeiros da utilização de um Massive Open Online Course em contexto de formação contínua
PDF

Palavras-chave

Educação Continuada
Educação a Distância
Enfermeiras e Enfermeiros
Autogestão
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Categorias

Como Citar

1.
CUNHA D, Machado PP, Padilha JM. Aceitação pelos Enfermeiros da utilização de um Massive Open Online Course em contexto de formação contínua . Rev Port Enf Reab [Internet]. 21 de Março de 2024 [citado 24 de Junho de 2024];7(1):e395. Disponível em: https://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/395

Citações

Dimensions

Resumo

Introdução: A evolução científica e tecnológica exige dos enfermeiros uma atualização permanente. Esta atualização concretiza-se através da formação contínua e da aprendizagem ao longo da vida, as quais enfrentam alguns obstáculos como a necessidade de conciliação com a vida pessoal e familiar.

O recurso a cursos massivos, online e assíncronos possibilita aos enfermeiros o acesso a conteúdos atuais e direcionados às suas necessidades, potenciando autonomia e gestão da aprendizagem.

Com este estudo pretendíamos avaliar a facilidade de utilização, utilidade percebida e intenção para a utilização de um Massive Open Online Course (MOOC) na formação contínua pelos Enfermeiros.

Metodologia: Estudo observacional, exploratório e descritivo com recurso a uma técnica de amostragem não probabilística de conveniência. O estudo decorreu no Departamento de Medicina Interna de um Hospital Central do Norte de Portugal.

Resultados: Neste estudo participaram 141 enfermeiros. Os resultados revelaram uma elevada facilidade de utilização e utilidade percebidas do programa formativo, assim como a intenção dos enfermeiros para a utilização futura de um MOOC.

Discussão: A utilidade, facilidade e intenção percebidas, são suportadas pela qualidade percebida nos conteúdos, pela adequação às necessidades percebidas, pela utilização de estratégias pedagógicas ativas como a integração da simulação clínica virtual, e pela acessibilidade percebida aos conteúdos formativos.

Conclusão: A utilização de um MOOC, disponibilizado a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação, tem um elevado potencial de aceitação e utilização na formação contínua em enfermagem, contribuindo não só para a segurança e qualidade dos cuidados, mas também para uma adequada gestão da vida pessoal e profissional dos enfermeiros.

https://doi.org/10.33194/rper.2024.395
PDF
Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2024 Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

Downloads

Não há dados estatísticos.

  Acessos ao Resumo    247
   
  PDF   258