Resumo
Introdução: A evolução científica e tecnológica exige dos enfermeiros uma atualização permanente. Esta atualização concretiza-se através da formação contínua e da aprendizagem ao longo da vida, as quais enfrentam alguns obstáculos como a necessidade de conciliação com a vida pessoal e familiar.
O recurso a cursos massivos, online e assíncronos possibilita aos enfermeiros o acesso a conteúdos atuais e direcionados às suas necessidades, potenciando autonomia e gestão da aprendizagem.
Com este estudo pretendíamos avaliar a facilidade de utilização, utilidade percebida e intenção para a utilização de um Massive Open Online Course (MOOC) na formação contínua pelos Enfermeiros.
Metodologia: Estudo observacional, exploratório e descritivo com recurso a uma técnica de amostragem não probabilística de conveniência. O estudo decorreu no Departamento de Medicina Interna de um Hospital Central do Norte de Portugal.
Resultados: Neste estudo participaram 141 enfermeiros. Os resultados revelaram uma elevada facilidade de utilização e utilidade percebidas do programa formativo, assim como a intenção dos enfermeiros para a utilização futura de um MOOC.
Discussão: A utilidade, facilidade e intenção percebidas, são suportadas pela qualidade percebida nos conteúdos, pela adequação às necessidades percebidas, pela utilização de estratégias pedagógicas ativas como a integração da simulação clínica virtual, e pela acessibilidade percebida aos conteúdos formativos.
Conclusão: A utilização de um MOOC, disponibilizado a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação, tem um elevado potencial de aceitação e utilização na formação contínua em enfermagem, contribuindo não só para a segurança e qualidade dos cuidados, mas também para uma adequada gestão da vida pessoal e profissional dos enfermeiros.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação
Downloads
Acessos ao Resumo | 390 |
---|
363 |
---|
PDF (English) | 24 |
---|