Aceitação pelos Enfermeiros da utilização de um Massive Open Online Course em contexto de formação contínua
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Palavras-chave

Educação Continuada
Educação a Distância
Enfermeiras e Enfermeiros
Autogestão
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

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1.
CUNHA D, Machado PP, Padilha JM. Aceitação pelos Enfermeiros da utilização de um Massive Open Online Course em contexto de formação contínua . Rev Port Enf Reab [Internet]. 21 de Março de 2024 [citado 7 de Novembro de 2024];7(1):e395. Disponível em: https://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/395

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Resumo

Introdução: A evolução científica e tecnológica exige dos enfermeiros uma atualização permanente. Esta atualização concretiza-se através da formação contínua e da aprendizagem ao longo da vida, as quais enfrentam alguns obstáculos como a necessidade de conciliação com a vida pessoal e familiar.

O recurso a cursos massivos, online e assíncronos possibilita aos enfermeiros o acesso a conteúdos atuais e direcionados às suas necessidades, potenciando autonomia e gestão da aprendizagem.

Com este estudo pretendíamos avaliar a facilidade de utilização, utilidade percebida e intenção para a utilização de um Massive Open Online Course (MOOC) na formação contínua pelos Enfermeiros.

Metodologia: Estudo observacional, exploratório e descritivo com recurso a uma técnica de amostragem não probabilística de conveniência. O estudo decorreu no Departamento de Medicina Interna de um Hospital Central do Norte de Portugal.

Resultados: Neste estudo participaram 141 enfermeiros. Os resultados revelaram uma elevada facilidade de utilização e utilidade percebidas do programa formativo, assim como a intenção dos enfermeiros para a utilização futura de um MOOC.

Discussão: A utilidade, facilidade e intenção percebidas, são suportadas pela qualidade percebida nos conteúdos, pela adequação às necessidades percebidas, pela utilização de estratégias pedagógicas ativas como a integração da simulação clínica virtual, e pela acessibilidade percebida aos conteúdos formativos.

Conclusão: A utilização de um MOOC, disponibilizado a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação, tem um elevado potencial de aceitação e utilização na formação contínua em enfermagem, contribuindo não só para a segurança e qualidade dos cuidados, mas também para uma adequada gestão da vida pessoal e profissional dos enfermeiros.

https://doi.org/10.33194/rper.2024.395
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Direitos de Autor (c) 2024 Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação

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